top of page
Buscar
  • Foto do escritorArquiteto Renato Goes

Razões para não contratar um arquiteto!

Atualizado: 10 de jan. de 2020



     Sempre me deparo com pessoas que estão buscando o sonho de construir ou reformar a própria casa, mas o que me intriga é a maioria nem considera a contratação de um profissional da construção civil para desenvolver essa empreitada. Portanto, resolvi investigar quais são as principais razões dadas para não se contratar um arquiteto.


1- Arquiteto é caro!


     Na realidade pode-se gastar menos com o acompanhamento de um arquiteto. Com o projeto em mãos, orçamento e cronograma da obra, você terá muito mais controle dos gastos, evitando ter que contratar novos financiamentos para completar a obra.


     Existem também programas de assistência patrocinados por prefeituras, ONGs e até mesmo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que oferecem subsídios a pessoas de renda baixa. Um exemplo é o programa CREDIHABITA da prefeitura de Campo Grande /MS, que fornece um subsídio de até 30 mil reais para obras de construção, reforma ou regularização, já com a assistência técnica inclusa.



2- Eu mesmo posso fazer!


     Apesar de permitida a autoconstrução, é legalmente necessário a contratação de um engenheiro ou arquiteto como responsável técnico da obra, seja de uma construção ou reforma que modifiquem a estrutura da casa. Além do profissional ser responsável pela emissão dos documentos legais junto ao órgão público, ele também assegurará que o projeto respeite as normas construtivas de sua cidade, evitando futuros transtornos em uma futura regularização do imóvel.


     É de conhecimento geral que só é possível financiar um imóvel se o mesmo estiver regularizado. Em resposta a isso, o interessado em construir afirma que não pretende vender o imóvel enquanto viver. Porém as consequências vão mais além:

fiscais da prefeitura podem multar o proprietário; nesse momento, além de pagar um valor extremamente alto, você precisará contratar então um arquiteto para fazer o projeto de regularização, pagar os impostos que retroagem desde que a obra foi realizada, além de possivelmente precisar reformar para adequar a residência com as normas de construção do município.


     Você pode ter diversos motivos para não contratar um arquiteto, mas nenhum motivo para não conversar com um. Encontre um profissional nas redes sociais, se identifique com seus projetos, sua forma de trabalho, troque mensagens, conte seus projetos e receba os melhores conselhos técnicos para que seus sonhos não se transforme em um pesadelo.



Renato Goes

Arquiteto e Urbanista




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page